quarta-feira, 23 de novembro de 2016

PRODEPA ASSINA ACORDO COM O SINDPD-PA




No dia 16/11/2016, a assembleia dos trabalhadores da PRODEPA, aprovou a manutenção das cláusulas do acordo coletivo de trabalho vigente(2014-2016), com as seguintes alterações impostas pela empresa: a aplicação do INPC de 9,82% sobre o auxílio creche/educaçãoa aplicação do INPC de 9,82% sobre a cartela do vale alimentaçãouma cartela extra do vale alimentação, com a correção do INPC 9,82%e a cláusula de reajuste salarial, sem a reposição das perdas salariais, INPC de 9,82%(correspondente a inflação do período de 01/06/2015 a 31/05/2016).

O Acordo Coletivo de Trabalho 2016-2018,  foi assinado pelo Sr. Theo Pires, presidente da PRODEPA e pela Srª. Débora Rodrigues, presidente do SINDPD-PA, no dia 22/11/2016 e será homologado no Ministério do Trabalho e Emprego.

O secretário geral do SINDPD-PA, Pedro Leite, comentou que, a classe trabalhadora, está sendo forçada, pelos três poderes, a abrir mão da reposição das perdas salariais e pagar as dívidas geradas por sucessivas más gestões no setor público, tocadas por incompetentes e incapazes, a frente dos poderes.

A classe trabalhadora que se posicionar contrária a imposição dos governos estará penalizada, ficará sem acordo coletivo de trabalho, perderá direitos e conquistas, após décadas de sacrifícios. A ditadura está evidente.

Não há respeito pelo povo e nem pelo trabalhador. As autoridades não agem com imparcialidade, nem com coerência e muito menos com justiça.



segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Conciliação na justiça do trabalho acaba com a greve e decidem pelo retorno das mesas de negociação






CONCILIAÇÃO NA JUSTIÇA DO TRABALHO
1) Suspensão do movimento de greve imediato, com retorno ao serviço na segunda-feira, dia 19/09/2016;
2) Abono dos dias parados durante a greve, para todos os empregados, normalizando inclusive o sobreaviso;
3) O restabelecimento das negociações entre as partes, a partir de 19/09/2016.

IMPORTÂNCIA DA CONCILIAÇÃO

A presidente do SINDPD-PA, esclareceu aos trabalhadores/as, sobre a importância da conciliação, considerando o momento, a conjuntura e o cenário nacional, desfavoráveis a classe trabalhadora. Informou a todos que, a direção do Sindicato, na véspera da audiência, havia se reunido, para avaliar o quadro e definir a postura do Sindicato na audiência.


TRABALHADORES PAGAM A CONTA
Considerando que, nenhuma unidade da federação concedeu o reajuste salarial aos seus servidores; Considerando que no Estado do Pará, nenhuma categoria obteve reposição das perdas salariais; Considerando que os trabalhadores da COSANPA, em greve por quarenta e três(43) dias, não tiveram seus direitos respeitados, entre elas a reposição das perdas salariais; Considerando que a mais de três(3) meses os trabalhadores da COSANPA aguardam pelo julgamento do dissídio coletivo no TRT-8ª.Região; Considerando que os magistrados estão se impedindo para assumir o dissídio coletivo da COSANPA; Considerando que, a justiça do trabalho, está pressionada, sem poder julgar com imparcialidade, os dissídios coletivos.   


RESTABELECIMENTO DAS NEGOCIAÇÕES
Retomar as negociações relativas as cláusulas sociais e sindicais, pendentes de acordo, seja por ajustes da redação e/ou conteúdo.


PERSPECTIVA DO POSITIVO

O Dr. Marcelo Costa acrescentou que, a suspensão da greve e o retorno ao trabalho com o abono dos dias parados, foi um passo responsável, diante do atual cenário nacional, dando tempo para a normalização do cenário político e econômico, com perspectivas para um desfecho positivo do acordo coletivo de trabalho 2016 entre a PRODEPA e os seus empregados.


PASSO ACERTADO

Os empregados da PRODEPA aprovaram os termos da conciliação, com a permanência do Estado de Greve.

domingo, 11 de setembro de 2016


REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO


FREQUENCIA


COMPLEMENTAÇÃO AUXÍLIO-DOENÇA


PLANO DE CARREIRA CARGOS E SALÁRIOS


ATENÇÃO!!! TRABALHADORES( E TRABALHADORAS DA PRODEPA, NÃO PERMITAM A RETIRADA DE CONQUISTAS E DIREITOS DE VOCÊS, DO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO.


Trabalhadores e Trabalhadoras da PRODEPA ENTRAM EM GREVE AMANHÃ POR TEMPO INDETERMINADO





TRABALHADORES E TRABALHADORAS DA PRODEPA ENTRAM EM GREVE AMANHÃ, DIA 12/09/2016 
POR TEMPO INDETERMINADO


 Os trabalhadores e trabalhadoras da Prodepa entram em greve amanhã por tempo indeterminado. Eles vão se concentrar na frente da empresa a partir das 8h. A paralisação visa pressionar a empresa para conceder o reajuste salarial de 9,82%. Depois de sete mesas, um dia de paralisação, a empresa Prodepa continua oferecendo 0% de reajuste. Essa é a primeira vez que a empresa se nega a repor pelo menos o índice de inflação, com justificativas que não se aplicam a realidade. O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Tecnologias da Informação do Estado do Pará – SINDPD-PA, através de sua assessoria jurídica e diretoria, foi incansável na tentativa de promover um acordo entre os trabalhadores(as) e a empresa, chegando a sugerir o parcelamento em três vezes do reajuste reivindicado, mas a empresa, apesar de comparecer em algumas mesas, cancelar outras, não aceitou nenhuma alternativa de negociação.

 A paralisação dos trabalhadores(as) vai comprometer o funcionamento do Estado, que depende diretamente dos serviços da Prodepa. A paralisação prejudica a manutenção do sistema de internet gratuito do Navegapará, além de causar prejuízos aos órgãos estaduais que dependem do sistema informatizado e interligado, como a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), a Central de Leitos da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), o Instituto de Previdência do Estado (Ipasep) e as policias Civil e Militar.


sexta-feira, 9 de setembro de 2016

SINDPD-PA LANÇA CARTILHA DE ASSÉDIO MORAL

ATENÇÃO!!! TRABALHADORES E TRABALHADORAS DA PRODEPA, NÃO PERMITAM A RETIRADA DE CONQUISTAS E DIREITOS DE VOCÊS, DO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO.

PLANO DE CARREIRA CARGOS E SALÁRIOS
A direção da PRODEPA não cumpre os compromissos assumidos. É conquista dos empregados(as) através de acordo coletivo de trabalho e não está sendo respeitado.

Há processo tramitando na justiça do trabalho, questionando a empresa, gerando passivo: Empresa resiste pagar o devido aos empregados, referente a avaliação de desempenho 2011-2012, com retroatividade.


Há avaliação de aprimoramento concluída, com pagamento devido aos empregados da PRODEPA, dívida admitida pela empresa em audiência no Ministério Público do Trabalho, mas pendente de pagamento até a presente data.

Avaliações de Desempenho/Aprimoramento estão sendo realizadas no prazo estabelecido no PCCS.


REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO
PRODEPA descumpre cláusula do acordo coletivo que dá direito aos empregados(1995) optar pela redução da jornada de trabalho. Processo tramitando na justiça do trabalho, com audiência para o dia 03/10/2016, 11:30h, na 14ª.Vara.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
PRODEPA deseja mexer na cláusula.
DIÁRIAS
PRODEPA entende que a matéria não deva ser discutida no ACT.

COMPLEMENTAÇÃO AUXÍLIO-DOENÇA
PRODEPA deseja alterar o parágrafo 4º. da cláusula que retira a garantia aos aposentados em atividade, de receber 50% do salário base, pago como benefício. Consta no ACT-2014-2016, conquista do trabalhador.


FREQUÊNCIA
PRODEPA não concorda com a inclusão dessa proposta, no acordo coletivo. Nem o registro e a apuração da frequência, nem a flexibilização no horário de chegada, nem a consulta ao registro de frequência.

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

A LUTA É CONTÍNUA... ANO A ANO - HISTÓRICO DE CONQUISTAS DA CATEGORIA!

































Em 1987, empregados da PRODEPA se reuniam nos locais de trabalho, nas salas, para avaliar a situação de todos na empresa e juntos formarem uma pauta de reivindicações e encaminhá-la para a direção da empresa, com aprovação de todos. Assim iniciava a trajetória dos trabalhadores da PRODEPA em busca das conquistas e direitos, ano a ano, com o sacrifício de todos e, hoje podem se orgulhar do conjunto das cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho vigente. Nada foi dado pelas sucessivas administrações da PRODEPA, ao contrário, tudo foi graças a consciência dos trabalhadores e a disposição de luta, que conquistaram ano a ano, um a um, os direitos. Os mais novos contratados da empresa, usufruem de tudo, pois esse sempre foi o objetivo, beneficiar a todos. Para preservar as conquistas e direitos, e impedir que os maus patrões, venham tentar retirar e acabar com tudo, os empregados tem que estar atentos e dispostos a lutar. Não permitam, que isso aconteça. Estejam unidos. Busquem outras conquistas e outros direitos, preservando os já conquistados. Os patrões devem respeito aos trabalhadores, pois eles chegam de paraquedas para passar uma chuva na empresa, se instalam e usufruem dos direitos conquistados pelo conjunto dos empregados. Um certo governador ameaçou fechar a PRODEPA, durante uma greve que durou vinte e três(23) dias. Isso não intimidou a categoria... fortaleceu ainda mais e deu mais disposição a todos, diante da prepotência e arrogância do governador. Todos aqueles que participaram dessa historia de conquistas para a classe trabalhadora da PRODEPA, podem sentir orgulho e muito orgulho, pois não esperaram acontecer. Então vejamos a conquistas vigentes:


Anuênio; Sobreaviso; Insalubridade; Periculosidade; Vale Alimentação; Vale Natalino; Abono férias; Plano de saúde; Redução Jornada de Trabalho; Transporte; Auxílio a Educação; Custo Operacional; Auxilio aos Portadores de Necessidades Especiais; Reembolso a Assistência a Saúde; Seguro de vida em grupo; Complementação Auxílio doença; Auxílio funeral; Direito de defesa; Programa de qualificação; Assédio Moral; Assédio Sexual; Participação Conselho Administração; Organização por Local de Trabalho; Liberação para Atividades Estudantis/Acadêmicas; Abono para prevenção de doenças; Licença sem remuneração; Abono faltas/concurso nível superior; Licença mãe adotiva; Portador de vírus HIV; Licença dirigente sindical; e Teletrabalho.


Alguns dos companheiros que muito contribuíram para essas conquistas: Dionizio de Santana; Edivaldo Saldanha; Tonhão; e Ligeirinho.


AGRADECIMENTO A TODOS.

A LUTA É CONTÍNUA... ANO A ANO

































Em 1987, empregados da PRODEPA se reuniam nos locais de trabalho, nas salas, para avaliar a situação de todos na empresa e juntos formarem uma pauta de reivindicações e encaminhá-la para a direção da empresa, com aprovação de todos. Assim iniciava a trajetória dos trabalhadores da PRODEPA em busca das conquistas e direitos, ano a ano, com o sacrifício de todos e, hoje podem se orgulhar do conjunto das cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho vigente. Nada foi dado pelas sucessivas administrações da PRODEPA, ao contrário, tudo foi graças a consciência dos trabalhadores e a disposição de luta, que conquistaram ano a ano, um a um, os direitos. Os mais novos contratados da empresa, usufruem de tudo, pois esse sempre foi o objetivo, beneficiar a todos. Para preservar as conquistas e direitos, e impedir que os maus patrões, venham tentar retirar e acabar com tudo, os empregados tem que estar atentos e dispostos a lutar. Não permitam, que isso aconteça. Estejam unidos. Busquem outras conquistas e outros direitos, preservando os já conquistados. Os patrões devem respeito aos trabalhadores, pois eles chegam de paraquedas para passar uma chuva na empresa, se instalam e usufruem dos direitos conquistados pelo conjunto dos empregados. Um certo governador ameaçou fechar a PRODEPA, durante uma greve que durou vinte e três(23) dias. Isso não intimidou a categoria... fortaleceu ainda mais e deu mais disposição a todos, diante da prepotência e arrogância do governador. Todos aqueles que participaram dessa historia de conquistas para a classe trabalhadora da PRODEPA, podem sentir orgulho e muito orgulho, pois não esperaram acontecer. Então vejamos a conquistas vigentes:


Anuênio; Sobreaviso; Insalubridade; Periculosidade; Vale Alimentação; Vale Natalino; Abono férias; Plano de saúde; Redução Jornada de Trabalho; Transporte; Auxílio a Educação; Custo Operacional; Auxilio aos Portadores de Necessidades Especiais; Reembolso a Assistência a Saúde; Seguro de vida em grupo; Complementação Auxílio doença; Auxílio funeral; Direito de defesa; Programa de qualificação; Assédio Moral; Assédio Sexual; Participação Conselho Administração; Organização por Local de Trabalho; Liberação para Atividades Estudantis/Acadêmicas; Abono para prevenção de doenças; Licença sem remuneração; Abono faltas/concurso nível superior; Licença mãe adotiva; Portador de vírus HIV; Licença dirigente sindical; e Teletrabalho.


Alguns dos companheiros que muito contribuíram para essas conquistas: Dionizio de Santana; Edivaldo Saldanha; Tonhão; e Ligeirinho.


AGRADECIMENTO A TODOS.

terça-feira, 6 de setembro de 2016

ASSEMBLEIA DOS EMPREGADOS DA PRODEPA EM 06-SET-2016, CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO MACIÇA DOS CARGOS COMISSIONADOS E “DAS” DA EMPRESA.

ASSEMBLEIA DOS EMPREGADOS DA PRODEPA EM 06-SET-2016, CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO MACIÇA DOS CARGOS COMISSIONADOS E “DAS” DA EMPRESA.

Os dirigentes sindicais da categoria, avaliaram ter sido uma demonstração de insatisfação geral, após sucessivas gestões de baixo nível, que estão trazendo prejuízo e penalizando a classe trabalhadora, ao negar o que é de direito e de justiça: A reposição das perdas salariais.